De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Açúcar VS. Fruta

Será a fruta um trunfo no processo de emagrecimento?

Qualquer fruta tem, maioritariamente, na sua composição Hidratos de Carbono, sendo a maioria destes representados sob a forma de frutose - açúcar. Conclui-se então que a maior uma fruta será tanto mais calórica, quanto maior for a quantidade de frutose presente.

É de conhecimento público a necessidade de diminuir o consumo de açúcar, mas diminuir para que valores? Qual a quantidade máxima permitida por dia? A quantidade recomendada, por dia, não ultrapassa as 90 gramas.

Açúcar, não é apenas aquela "espécie" de cristal branco, mas também todo aquele presente, naturalmente, nos alimentos, como é o caso da fruta.

Sendo um pouco mais prático, pensemos numa banana, que tem cerca de 22,5 gramas de açúcar por 100 gramas (de alimento). A ingestão de uma banana ao pequeno-almoço, por exemplo, significa ter apenas 7,5 gramas de açúcar para o resto do dia, o que, é pouco, uma vez que todos os alimentos têm açúcar e algumas vezes ainda consumimos aqueles que têm açúcar adicionado, como se não fosse suficiente o açúcar próprio das matérias-primas, enfim, prossigamos!

Não podemos esquecer aqueles que são portadores de doenças provocadas pelo excesso de açúcar, como é o caso dos diabéticos. Pode um diabético comer fruta? Claro que sim, desde que opte pela que tiver uma menor quantidade de açúcar e deve ficar-se apenas por uma unidade ao longo do dia. Esta unidade deve sempre, mas sempre, ser acompanhada por um hidrato de carbono complexo (é aquele que demora mais tempo a entrar na corrente sanguínea - pão, tostas, bolacha Maria, etc) de modo a evitar variações bruscas na glicemia.

Pode um diabético comer uma banana? Esporadicamente, claro que sim, contudo deve ser ingerida de forma fracionada, ou seja, 1/3 ao pequeno-almoço, 1/3 ao meio da manhã e 1/3 ao lanche. O mesmo se verifica para as frutas com quantidades elevadas de frutose, contudo, estas devem ser evitadas.

E aqueles que querem perder peso, podem comer fruta? A orientação, muitas vezes, depende do profissional de saúde e como tal, a minha orientação, vai para, apenas, 1 peça de fruta por dia e nunca como sobremesa, mas sim como refeição intermédia (merenda da manhã ou da tarde). Porquê?

O nosso organismo é muito preguiçoso e sempre que tem disponíveis hidratos de carbono, serão eles os eleitos para a obtenção de energia, só depois recorrerá à gordura e em último caso às proteínas. No processo de emagrecimento, queremos que o organismo recorra à gordura, portanto é necessária uma restrição a nível de hidratos de carbono, para que, desse modo, o organismo se sinta obrigado a recorrer à gordura. Portanto, se a fruta é um alimento, maioritariamente, constituído por hidratos de carbono (frutose) é necessária a sua restrição, bem como uma ligeira redução em todas os hidratos de carbono ingeridos ao longo do dia!

A primeira medida a tomar é:

- Substituir o açúcar pelo adoçante! Se não podemos controlar a quantidade de açúcar ingerida com os alimentos, que o contêm naturalmente, então que controlemos o açúcar que colocamos para adocicar os alimentos.

As restantes medidas baseiam-se no controlo das quantidades de alimentos ricos em hidratos de carbono (leguminosas, arroz, massa, batata, pão, bolachas, cereais de pequeno almoço, tostas, etc) e na leitura dos rótulos dos alimentos!

A informação é uma obrigação minha, a escolha só a si cabe!

A vossa Dietista




Sem comentários:

Enviar um comentário