De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

domingo, janeiro 24, 2016

Homemade Cereal Bar

Confesso que nunca fui amante de barras de cereais, não por ser esquisita, até porque hoje em dia o que não falta é variedade, mas por serem "desprovidas" de valor nutricional e viciantes, uma nunca é suficiente! No entanto, senti necessidade de elaborar um snack diferente mas ao mesmo tempo saciante e nutritivo, as ideias foram mais que muitas mas a vencedora foi a barra de cereais, neste caso de aveia e frutos secos!

Barras de aveia e frutos secos

Dificuldade: Fácil

Tempo: Rápido

5 minutos de preparação + 5 minutos de confeção

Rendimento: 8 barras (o número de barras dependerá um pouco de cada um, eu preferi cortá-las um pouco mais pequenas, usá-las-ei como um pequeno snack e não como substituto de uma refeição)

Ingredientes: 

40g flocos de aveia; 30g passas de uva; 30g sementes de girassol; 30g sementes de abóbora; 10g pinhões; 60g amêndoas; 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim; 70g mel.

Estes ingredientes são apenas um exemplo, poderá utilizar aqueles que mais gostar!

Modo de preparação e confeção:

Comece por misturar todos os ingredientes secos. Misture, de seguida, o mel e a manteiga de amendoim, mexendo bem até formar uma mistura homogénea. Adicione os ingredientes líquidos aos secos e envolva até que os ingredientes estejam todos ligados. Coloque a mistura obtida num tabuleiro forrado com papel vegetal e pressione levemente. Leve ao forno, pré aquecido a 180 graus, durante 5 minutos. Decorrido o tempo de confeção retire do forno e deixe arrefecer completamente. Corte e guarde num frasco de vidro no frigorífico.

Valor Nutricional (por barra):

175Kcal; 5,5g Proteína; 10,7g Gordura; 1,4g Gordura Saturada; 14,9g Hidratos de Carbono; 10,4g Açúcar; 2,5g Fibra Alimentar.

Barras de aveia e frutos secos
Ponham mãos à obram e deliciem-se! Cá em casa ficaram mais que aprovadas e estou certa que durarão muito pouco!

A Vossa Linda Dietista!

domingo, janeiro 10, 2016

Bolos de Salmão

Salmão fumado e batata doce são ingredientes indispensáveis cá em casa! Pode faltar arroz integral, bifes de frango ou até sementes de linhaça mas salmão fumado e batata doce é que não, nem pensar! 
Utilizo a batata doce em quase tudo... como ingrediente principal, quiche de batata doce, como ingrediente secundário, no caso desta receita, e até na preparação de cupcakes (receita por divulgar)! 

Hoje trago-vos os bolos de salmão by Vícios de Uma Linda Dietista!

Bolos de Salmão

Dificuldade: Fácil

Tempo: Rápido

5 minutos preparação + 35 minutos confeção

Rendimento: 6 bolos (2 doses)

Ingredientes: 

125g salmão fumado; 200g batata doce; 25g sementes de girassol moídas; 1 colher de sopa de cebolinho desidratado; sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Coza a batata doce em água temperada com sal durante 10 a 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque o salmão fumado numa taça, remova a pele e esmague-o com o auxílio de um garfo; Junte o cebolinho. Coe as batatas, reduza-as a puré e misture com o salmão. Forme pequenos bolos com a mistura e cubra com as sementes de girassol moídas. Coloque os bolos num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 20 minutos.

Valor Nutricional Total (6 bolos):

529,3 Kcal; 29,9g Proteína; 17,4g Gordura; 1,2g Gordura Saturada; 62,4g Hidratos de Carbono; 15,8g Açúcar; 8,4g Fibra Alimentar

Valor Nutricional/dose (3 bolos):

264,7 Kcal; 15g Proteína; 8,7g Gordura; 0,6g Gordura Saturada; 31,2g Hidratos de Carbono; 7,9g Açúcar; 4,2g Fibra Alimentar


Dica da Dietista: Acompanhe com legumes salteados!

Bolos de Salmão com Batata doce
A Vossa Linda Dietista!

sábado, janeiro 02, 2016

2016, já?

Ano novo é sinónimo de novas resoluções, novos objetivos e perder peso quase sempre consta no topo dessas resoluções!
Vamos fazer deste ano o definitivo, aquele em que começa um novo estilo de vida! Garanto-lhe que não vai NUNCA querer abandoná-lo!


Fonte
Feliz Ano Novo!

A Vossa Linda Dietista!