De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quinta-feira, dezembro 24, 2015

Feliz Natal





Feliz Natal a todos!

A Vossa Linda Dietista!

Quaseeeee Natal #5: sugestões acima de 500Kcal

É hoje! Chegou o dia, Feliz Natal!

Hoje é também o dia de terminar a aventura iniciada à 5 dias! Adorei e certamente será o mote para futuras publicações! Uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo?

Sugestões acima de 500 Kcal


Quem diria que o "simplório" bacalhau da consoada seria capaz de fornecer mais de 500 Kcal... É um pouco difícil de acreditar, eu sei, mas esta é a mais pura das verdades... Não fosse a quantidade de azeite adicionada exagerada e teríamos um prato com um valor calórico reduzido em, pelo menos, 150 Kcal!


Terminámos com as sugestões e agora é tempo de ficar a conhecer o valor médio da ceia de Natal!



Como vêem não precisam exagerar muito para ingerir perto de 2000 Kcal apenas numa refeição! 100 Kcal aqui, 100 Kcal acolá e num ápice se perfazem as Kcal que supostamente nos deviam sustentar num dia e não apenas numa refeição!

Aproveitem! Não foi, nem é minha intenção privá-los de nenhuma das iguarias, apenas mostrar-lhes o quão vão ter de trabalhar para que esta época festiva não seja o arruinar de um "ano de trabalho"!

Feliz Natal!

A Vossa Linda Dietista!



quarta-feira, dezembro 23, 2015

Quaseeeee Natal #4: sugestões até 400Kcal

Estamos quase, quase no dia mais esperado deste mês, o Natal! Uns anseiam pelos presentes, outros pelas férias e outros pelas iguarias que a mesa natalícia oferece! Aos que anseiam pelas iguarias, não se iludam pois nenhuma das iguarias é baixa em calorias, nem mesmo o inocente bacalhau da consoada!

Se ainda não estão totalmente convencidos, analisem as sugestões de hoje...

Sugestões até 400 Kcal

Não, não me tenho vindo a esquecer do bacalhau ou do peru recheado, simplesmente ainda não chegou a vez de os incluir! 


Depois das sugestões, atentemos aos cálculos do valor calórico médio da ceia de Natal (até ao momento)...






Pois é, os cálculos já vão acima das 1000 Kcal ou seja, metade daquelas que supostamente devemos consumir num dia (tendo em conta a referência de 2000 Kcal/dia)!

Uma das recomendações alimentares mais ouvida nesta época inclui a palavra "Moderação", mas como é que é possível moderação quando os alimentos em causa são "demasiado" calóricos? 
Simples! Se a palavra "Moderação" for utilizada durante todo o ano, não será necessária preocupação extra na época natalícia! Uma refeição menos boa no meio de 364 boas, não fará qualquer diferença, acredite!

A Vossa Linda Dietista!

segunda-feira, dezembro 21, 2015

Quaseeeee Natal #2: sugestões até 200Kcal

Depois de ultrapassado (espero que sim) o choque das 100Kcal passemos à segunda ronda, as sugestões até 200Kcal...

Sugestões até 200 Kcal

As sugestões não são assim muitas e, por incrível que pareça, os pratos principais como o famoso bacalhau da consoada não se inclui nesta lista de sugestões!

Iniciemos nesta 2ª jornada os cálculos da tradicional Ceia de Natal!



Parece impossível, eu sei! Com apenas 2 escolhas de cada uma das sugestões até agora apresentadas pode ingerir-se cerca de um quarto das calorias que deve ingerir num só dia (tendo em conta a referência de 2000 Kcal/dia)!

Ansiosos pela publicação de amanhã?

A Vossa Linda Dietista!






Quaseeeee Natal #3: sugestões até 300Kcal

Este ano decidi uma abordagem diferente para o tema "Natal" e estou a adorar, confesso! 

Continuemos a nossa jornada, hoje com as sugestões até 300 Kcal!

Sugestões até 300 Kcal

Continuemos também os cálculos do valor nutricional total que a Ceia de Natal nos oferece...



Até ao momento, os cálculos só incluem as sobremesas e o valor calórico da Ceia de Natal já está muito perto de cerca de metade das calorias que devemos ingerir num só dia (tendo em conta a referência de 2000 Kcal/dia)! 

Agora digam-me, não vale uma imagem mais que mil palavras?

A Vossa Linda Dietista


domingo, dezembro 20, 2015

Quaseeeee Natal #1: sugestões até 100Kcal

ADORO, ADORO, ADORO este tipo de publicações! Já vi em mais que um blog estas sugestões, não com sugestões alimentares mas com sugestões de presentes até determinado preço e simplesmente adorei a ideia e logo me ocorreu fazer o mesmo mas com produtos típicos da quadra!

Iniciemos esta jornada com as sugestões até 100Kcal!

Sugestões até 100Kcal

Traumatizados? Acredito! 

Valha-nos o after eight que com apenas 35Kcal por bombom permite-nos a ingestão da modesta quantia de 3 bombons! No entanto, é o bombom com a maior quantidade de açúcar, cerca de 64,4g/100g (5,2g/bombom).

A Vossa Linda Dietista!

sábado, dezembro 19, 2015

Doces de Natal

Chamam-lhe "Doces de Natal" porque se comem única e exclusivamente na época Natalícia portanto, aproveite! Entenda-se por aproveitar ser seletivo! Escolha aqueles que gosta, os que realmente valem cada caloria extra!

Azevias

Confeccionadas com batata doce ou grão e recheadas com amêndoa e ovo, as azevias  são um dos exemplos das tradicionais e calóricas iguarias - fritas em óleo e cobertas com açúcar ou canela, mediante o gosto de cada um. Infelizmente, tudo o que é bom tem um preço e, neste caso, falamos em 190 Kcal/azevia.

Sugestão da Dietista: Quando confecionadas em casa diminua a quantidade de açúcar adicionada.

Sabia que, 1 casca de limão, melhora muitíssimo o recheio destas pequenas iguarias?


Fonte
Bolo Rei

É sem qualquer dúvida o doce mais característico do Natal! Cada qual tem a sua receita, mas de um modo geral, todas elas mencionam uma massa que deve levedar (de um dia para o outro) à qual se adiciona uma variedade de fruta cristalizada e frutos secos. Uma fatia deste emblemático doce de Natal pode fornecer até 390 Kcal. 

Sugestão da Dietista: Retire os frutos secos e/ou cristalizados da cobertura de modo a reduzir um pouco o valor calórico do também apelidado de Rei das Calorias.

Sabia que, a massa do Bolo Rei é uma massa brioche?


Fonte
Filhós de Natal

Resulta de uma massa preparada à base de farinha, leite, ovos, fermento e azeite. Depois de batida e levedada é frita em azeite e coberta com açúcar, canela ou mel, mediante o gosto de cada um. Com uma descrição destas não precisa de nenhum "expert" da nutrição para perceber que se trata de uma pequena bomba calórica. Uma filhó a "cair" para o pequeno contém cerca de 135 Kcal.

Dica da Dietista: Algumas receitas mencionam a utilização de sumo de laranja e/ou aguardente, mas aqui só entre nós que ninguém nos ouve, esqueçam esta menção, pois são calorias extra e no caso da aguardente calorias vazias, ou seja, sem qualquer valor nutricional.

Rabanadas

Pequenas fatias de pão que depois de passadas em leite e ovo vão a fritar até ficarem "douradinhas", aquela típica cor que enche as mesas de Natal. São, posteriormente, polvilhadas com canela ou açúcar. Uma fatia "douradinha" carrega consigo cerca de 294 Kcal.

Sugestão da Dietista: Reduza a quantidade de açúcar, utilize leite magro, corte as fatias de pão mais finas, utilize mais claras e menos gemas e experimente fazê-las no forno assim, obterá umas rabanadas muito mais saudáveis e dietéticas!


Fonte
Sonhos

Para além de bastante abóbora, é também necessário açúcar, farinha, ovos e raspa de laranja. A receita dar-se-à por terminada após uma cobertura com calda de açúcar. No que toca a calorias, os sonhos não fogem à tradição e apresentam-se com cerca de 180 Kcal por sonho.

Sugestão da Dietista: Opte por fazer sonhos maiores. Quanto mais pequeno for o sonho maior é quantidade de gordura absorvida!


Fonte
Tronco de Natal

Na lista de ingredientes constam ovos, açúcar, farinha e cacau, este último utilizado para a cobertura e recheio. Tal como todas as iguarias mencionadas anteriormente, o tronco de Natal não é uma exceção, uma fatia "dietética" aporta, em média, 250 Kcal!

Sabia que, para fazer as raspas de chocolate (da cobertura) deve raspar, com uma faca, uma tablete de chocolate muito ligeiramente aquecida?


Fonte
Estes valores calóricos são apenas uma referência, uma vez que é impossível fazer todas as filhós do mesmo tamanho, ou cortar uma fatia perfeita. Portanto, quanto mais pequena a "porção" ingerida menor o valor calórico da mesma.

Depois de todos estes leves pecados, se a balança acusar um ou dois quilos a mais, "não apanique", lembre-se que estes doces fazem parte única e exclusivamente desta época a que não teria o mesmo significado sem eles. 

Sugestão da Dietista: Aproveite, com moderação! Em Janeiro, voltamos às receitas super, hiper, mega saudáveis!

A Vossa Linda Dietista!







domingo, dezembro 13, 2015

Panquecas com laranja e kiwi

Quem me conhece sabe que nutro pelo pão um amor incondicional! Gosto de pão ao pequeno-almoço (99,9% dos dias), ao almoço (sob a forma de sandes, por exemplo), ao lanche (uma fatia de pão torrada com uma colher de chá de manteiga de amendoim e 1/2 banana, delícia) e até mesmo ao jantar. Gosto de pão, é só isso!

No entanto, e porque não só de pão vive a Vossa Linda Dietista (0,01% dos dias), o pequeno-almoço de hoje foram umas deliciosas panquecas... Não existe receita ideal para panquecas, cada qual tem os seus ingredientes e, de um modo geral, todos eles acabam por combinar bem! Esta minha versão contou com farinha de trigo integral, iogurte grego magro natural, mel e mais alguns ingredientes que passo a citar...

Panquecas com laranja e kiwi

Dificuldade: Mais fácil, impossível

Rendimento: 4 panquecas ou 2 porções

Tempo: Rápido

5 minutos preparação + 10 minutos confeção

Ingredientes:

Panquecas

50g farinha integral; 1 colher de sopa de mel; 1/2 colher de chá de fermento; 75g iogurte grego natural magro; 1 ovo.

Cobertura e recheio

75g iogurte grego natural magro; 1 laranja, 150g; 1 kiwi, 70g; canela q.b.

Modo de preparação e confeção:

Coloque todos os ingredientes das panquecas numa liquidificadora e triture até obter uma mistura homogénea. Pincele um pouco de azeite numa frigideira anti-aderente e coloque um pouco da massa obtida deixando cozinhar cerca de 1 a 2 minutos de cada um dos lados. Repita o procedimento até finalizar a massa. Descasque, lave e corte a fruta em pequenos cubos; Coloque, de seguida, uma panqueca e barre com iogurte, coloque outra panqueca, barre novamente com iogurte e finalize com a fruta e a canela. Repita o procedimento para as outras panquecas.

Valor nutricional total (4 panquecas com cobertura e recheio):

477,9 Kcal; 28,8g Proteína; 7,9g Gordura; 1,9g Gordura Saturada; 71g Hidratos de Carbono; 39,5g Açúcar; 8,3g Fibra Alimentar.

Valor nutricional/dose (2 panquecas com cobertura e recheio):

238Kcal; 14,4g Proteína; 3,9g Gordura; 0,9g Gordura Saturada; 35,5g Hidratos de Carbono; 19,8g Açúcar; 4,2g Fibra Alimentar.

Panquecas com laranja e kiwi

Ficaram DELICIOSAS! Claro que para a cobertura podem utilizar a fruta que quiserem, ficam igualmente deliciosas com frutos vermelhos, e o mesmo se aplica ao recheio, podem utilizar compota, mel ou manteiga de amendoim e, para os mais gulosos, chocolate preto derretido!

A Vossa Linda Dietista!

sábado, dezembro 12, 2015

Mousse de chocolate com abacate

Sim, sou uma Dietista um pouco gulosa, admito! Tento minimizar, ao máximo, a ingestão de açúcar e quando não o faço procuro ingerir a versão mais natural possível, recorrendo ao mel, por exemplo!

Andava super curiosa com uma receita "especial" de mousse de chocolate... Deitei mãos à obra, ou melhor, deitei as mãos ao computador abri o Pinterest e foi só pesquisar, encontrar a ideal, ajustar e preparar! 

O ingrediente secreto nesta receita é o abacate, secreto, porque o seu sabor não se distingue, o que é ótimo para mim e todos aqueles que não apreciam este fruto!
Fonte
Rico em gorduras insaturadas (monoinsaturadas), folatos, vitamina E e fibras, o abacate é indispensável para os que apresentam risco cardiovascular, para os que querem emagrecer e para aqueles que ambicionam um pele macia.
Para os que querem emagrecer? SIM, para esses mesmos! Por ser uma fonte de gordura e fibras alimentares, a sua ingestão vai causar um atraso no esvaziamento gástrico. A ingestão de quantidades moderadas proporciona saciedade e ajuda no controlo do apetite.
Para além de todos os benefícios acima mencionados acrescento ainda a "quase isenção" de hidratos de carbono. O seu consumo não faz oscilar os açúcares na corrente sanguínea nem tão pouco a produção de insulina, não se verificando assim uma aumento da síntese de gordura!

Mousse de Chocolate com abacate

Dificuldade: Facílimo 

Rendimento: 2 porções

Tempo: Rápido

5 minutos preparação + 30 minutos refrigeração

Ingredientes:

1 abacate (maduro); 2 colheres de sopa de cacau e pó, 40g; 1 colher de sopa de mel, 20g; 1 colher de chá de essência de baunilha; 1 colher de sobremesa de coco ralado, 10g; 1 Kiwi, 80g.

Método de preparação e confeção:

Corte o abacate em pedaços pequenos; Coloque todos os ingredientes (exceto o coco e o kiwi) numa trituradora de alimentos e triture até obter uma mistura homogénea. Coloque a mistura em taças individuais, polvilhe com o coco ralado e decore com rodelas de kiwi. Leve ao frigorífico cerca de 45 minutos e sirva.

Valor Nutricional Total (2 doses):

371 Kcal; 9,7g Proteína; 26,3g Gordura; 13,4g Gordura Saturada; 23,1g Hidratos de Carbono; 17,9g Açúcar; 7,8g Fibra Alimentar.

Uma porção fornecerá cerca de 185 Kcal, nada mau para uma mousse de chocolate, não acham?



Mousse de chocolate com abacate
Com sugestões assim, não há desculpas! 

A Vossa Linda Dietista