De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quinta-feira, abril 16, 2015

A verdade por detrás dos testes de intolerância alimentar...


"Teste de intolerância alimentar pode ajudar a fornecer uma alimentação saudável." "Inovador teste de intolerância alimentar avalia mais de 520 alimentos." "Exame de intolerância alimentares a 565 alimentos, permite criar eficazmente um plano alimentar..."

Link

Os exemplos acima apresentados são alguns dos utilizados para, hoje em dia, promover uma alimentação saudável. Até um simples teste já é detentor de todos os conselhos, dicas e truques de uma alimentação saudável. Quem diria que evoluiríamos tanto em tão pouco tempo...
                                                                                                     
Desengane-se aquele que ainda acredita na utilidade destes testes. Por muito requisitados que sejam, na minha opinião é como tapar o sol com a peneira. Esta é a opinião de uma Dietista frustrada pensam vocês mas a opinião da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica não fica muito longe da minha e foi transmitida num comunicado onde se afirma a inutilidade destes testes.

Inúteis, sem fundamentação científica e utilidade diagnóstica e mesmo assim alvo de uma procura incontável, porquê?

Nos dias que correm tudo aquilo que se apresente como inovador e/ou solução "milagrosa" é alvo de muitos adeptos, especialmente, quando o "lesado" se pode desresponsabilizar! É comum ouvirem-se, após a realização dos ditos testes, comentários como: "afinal, o motivo de não estar a perder peso era a intolerância a todos estes alimentos..."! 

Paremos um pouco para pensar!

Será que os métodos tradicionais não resultam mesmo ou serão as pessoas que procuram resultados imediatos?


Mas porque razão o motivo do insucesso passa por intolerâncias alimentares? Sabem qual a definição de intolerância alimentar?
Link

Estamos perante uma situação de intolerância alimentar quando o nosso organismo não tem enzimas suficientes para proceder à correta digestão dos alimentos. Este processo pode ser acompanhado de sintomas como cólicas abdominais, diarreia, náuseas e vómitos.

Em nenhum ponto se verificam ou verificarão sintomas como "problemas na gestão do peso". Quando estamos a seguir um plano alimentar e não se verifica uma redução do peso corporal é porque em algum momento o seguimento do mesmo ficou comprometido e não porque existe a remota possibilidade de uma ou várias intolerâncias alimentares.

Acham realmente possível possuir uma ou várias intolerâncias e nunca se verificarem os sintomas após a ingestão dos referidos alimentos?
Não será também um pouco estranho verificarem-se as ditas intolerâncias precisamente nos alimentos que mais privilegiamos?
Sim, de facto é estranho mas é o resultado mais comum, intolerâncias a alimentos frequentemente consumidos que, por sinal são aqueles que mais gostamos.
As imunoglobulinas G4 são os anticorpos medidos por estes testes e são normalmente produzidas pelo nosso sistema imunitário como forma de reconhecimento às proteínas dos alimentos que ingerimos. Assim sendo é perfeitamente normal que os alimentos que mais gostamos sejam os ditos "maus da fita" pois a sua ingestão repetida provoca um aumento destas imunoglobulinas, classificando-os automaticamente como impróprios!

Infelizmente, ainda há quem pague e quem recorra a estes métodos para encontrar mais uma desculpa para o não cumprimento dos objetivos traçados a nível do peso corporal mas lembrem-se sempre que os únicos lesados são única e exclusivamente VOCÊS. Assumir um erro não significa que a guerra está perdida mas sim que serão tomadas todas as medidas para não a perder!
E Eu, estou aqui para o que der e vier!

A Vossa Linda Dietista!


Link


sábado, abril 04, 2015

#SábadoReceitaSaudável

Mais um sábado, mais uma receita saudável!

E Hoje, para além da habitual receita saudável, trago-vos também alguma informação sobre um dos ingredientes utilizados na confeção da mesma, o Caril.


O caril é uma mistura de especiarias muito utilizado na cozinha Indiana, Tailandesa e também está a ganhar pernas na Portuguesa. Esta mistura é composta por especiarias moídas, normalmente entre 10 a 20 especiarias, não existindo uma fórmula padrão. A cor amarela resulta da utilização de açafrão moído. Os ingredientes mais importantes do caril são: gengibre, cardamomo, cominhos, pimenta, coentros, pimenta-da-Jamaica e sementes de feno-grego. No entanto, são também utilizadas especiarias como cravinho, canela, erva-príncepe, flor de noz-moscada, leite de coco em pó, pimenta-de-caiena e paprica.

O seu principal ingrediente activo é a curcumina. A curcumina é desde há muito utilizada na medicina popular mas, só agora começa a ser reconhecida pelas suas propriedades, entre elas destacam-se:
- anti-inflamatória;
- anti-cancerígena (pode ser útil na prevenção e tratamento de diversos tipos de cancro, nomeadamente cabeça, cólon, esófago, pescoço e próstata);
- pode ajudar a melhorar a memória - vários estudos sugerem que pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer-

Em termos nutricionais, o caril apresenta-se como uma especiaria pouco calórica e não isenta de calorias. É comum ouvir-se: "As ervas aromáticas e/ou especiarias não têm calorias...", pensamento completamente errado pois estes produtos são também eles detentores de calorias, mínimas mas não deixam de ser calorias! O que se quer dizer é que dada a quantidade utilizada (na maioria das vezes, mínima), pode considerar-se como desprezível o valor calórico das ervas aromáticas!


Já experimentaram o meu Frango de Caril?

Frango de Caril

Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes:

- 300g de frango cortado aos cubos
- 1 colher de sopa de caril
- 50 ml de leite de coco
- 2 colheres de sopa de vinho branco
- 1 cebola picada, 80g
- 2 dentes de alho picados, 8g
- 70g de arroz
- 2 colheres de chá de azeite
- Pimenta preta q.b

Método de preparação e confeção:

- Coloque, num tacho, 1/2 cebola picada, os dentes de alho picados e 1 colher de chá de azeite e deixe cozinhar até a cebola ficar translúcida.
- Adicione o frango e regue com o vinho, deixando cozinhar durante 10 minutos.
- Dissolva o caril no leite de coco e adicione ao frango. Tempere com pimenta, tape e deixe cozinhar durante 5 a 10 minutos. 
- Num outro tacho, coloque 1/2 cebola e 1 colher de chá de azeite, deixando cozinhar até a cebola ficar translúcida. Adicione o arroz e o dobro da quantidade de água. Tempere com pimenta e deixe cozinhar até a água evaporar totalmente.

Sugestão: acompanhe com um salada de alface temperada com molho vinagrete.

Valor Nutricional (por dose):

- 440 Kcal
- 39,3g Proteína 
- 14,3g Gordura
- 31,05g Hidratos de Carbono
- 1,5g Fibra Alimentar

Bom apetite!

A Vossa Linda Dietista




sexta-feira, abril 03, 2015

Doces! Doces por todo o lado...

Aproxima-se, a passos largos, mais uma época festiva e, à semelhança do Natal, a Páscoa apresenta-se como mais uma "prova de resistência"!

Não! Não faz sentido deitar por terra todo o esforço despendido, todos os bons conselhos adquiridos e aplicados, todas as receitas saudáveis aprendidas e todo o orgulho de vencedor que até agora conquistou! Claro que seguir uma alimentação saudável durante todo o ano nos permite alguns excessos pontuais mas quanto é um excesso pontual? Será que um excesso pontual pode significar a ingestão de 5.000 Kcal num só dia?
Claro que não. Um excesso pontual pode significar a substituição do seu pão por uma fatia (do tamanho da palma da mão e da grossura do dedo indicador) de folar ao pequeno-almoço ou a inclusão de 1/2 dúzia de amêndoas no final do almoço ou a elaboração de um almoço mais copioso no Domingo de Páscoa.

Relembremos que o ideal é escolher aquilo que mais gosta e apreciar desde a primeira dentada, mastigando lentamente - lembremos também que o sabor de um alimento só se aprecia na boca, após engolido acaba-se o sabor!

Comecemos então por falar das amêndoas, a perdição de qualquer um...

A amêndoa, fruto da amendoeira, é uma espécie tipicamente mediterrânica. Podem encontrar-se duas variedades: a doce - pode consumir-se crua e é a escolha número um em confeções de pastelaria e em alguns pratos de carne e peixe- e a amarga - frequentemente utilizada para a produção de licores.

Em termos nutricionais, a amêndoa é muito calórica, 100 gramas fornecem a modesta quantia de 619 Kcal. É também uma fonte de gordura - 56g/100g produto -, de proteína, fibra alimentar e micronutrientes (vitaminas e minerais) como: cálcio, potássio, magnésio, e niacina.  "Fonte"





Mas, como todos sabemos,  o problema não é apenas a amêndoa mas também a cobertura que esta adquire nesta especial época. Desde açúcar a chocolate as opções são as mais variadas. E, até mesmo as formas, cores e feitios já são ao gosto do "freguês".











Passemos também "o olho" pelo famoso ovo de chocolate, a satisfação dos miúdos e da maioria dos graúdos também...

Chocolate é sempre chocolate... Sinónimo de muito açúcar, muita gordura, pouca proteína e pouca fibra. 
Vejamos o exemplo a seguir apresentado...

Só pela lista de ingredientes conseguimos deduzir que o produto é altamente calórico - não fossem os maiores constituintes chocolate, açúcar e gorduras vegetais. Mas, se a lista de ingredientes não é suficiente para vos convencer, avancemos para a informação nutricional onde a informação é bem mais clara, talvez por se apresentar sob a forma numérica!
100g deste ovo de chocolate apresentam a modesta quantia de 574 Kcal (o equivalente a um "bom" almoço saudável), 52g de açúcar (mais do dobro da quantidade recomendada pela OMS, 25g), 36 gramas  de gordura e apenas 1g de fibra alimentar (a saciedade que este alimento provoca é apenas momentânea). 

Imaginemos que até é uma daquelas pessoas que se contenta apenas com um pedaço, digamos 25 gramas... Mesmo esse pequeno pedaço fornecer-lhe-á perto de 150 Kcal e, pelo meno, 10g se açúcar. 

Mais uma vez, e não querendo repetir-me demasiado, não são excessos pontuais que nos prejudicam a redução ou manutenção do peso mas é mesmo esta a sua perdição? É mesmo esta a iguaria que mais aprecia? Se vamos exagerar, que seja com aquilo que realmente gostamos, não vamos comer por comer ou porque todos comem!

Para finalizar, mas não menos importante, falemos um pouco do folar, o rei da Páscoa Portuguesa!

Doce ou salgado, grande ou pequeno o folar também se apresenta como um "poço" de calorias. Iguaria que é iguaria é calórica, já todos percebemos. Mas, atentamos ao valor nutricional (por pessoa) para que possamos perceber até onde podemos esticar a fatia.


O folar doce apresenta: 328,9 Kcal, Lípidos:3,9g, Hidratos de carbono:62,9g, Fibra:2,0g, Proteína: 9,3g, Sal: 0,2g





O folar salgado ou Transmontano apresenta: 451,7 Kcal, Lípidos: 19,8g, Hidratos de carbono:49,6g, Fibra:2,2g, Proteína:17,2g, Sal:1,4g

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos, INSA, 2006 

Como podemos verificar pelos valores apresentados, tanto uma opção como outra apresentam um valor considerável de calorias, em nada comparadas com as da sua fatia de pão do pequeno-almoço! Mas, se realmente aprecia o folar, faça a tal substituição sem adicionar manteiga, compotas ou queijos! Não queira adicionar ainda mais calorias!

Dica da Dietista: 1 fatia de folar (tamanho da palma da mão e grossura do dedo indicador) + 1 chávena de chá ou café sem açúcar.

Agora que estão totalmente esclarecidos e devidamente informados...

Boa Páscoa!

São estes os votos da Vossa Linda Dietista!