De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, janeiro 27, 2015

Ganhar peso após a dieta não significa falhar...

Parte do meu tempo livre é dedicado à leitura pelo que, encontro sempre um bom tema de conversa e hoje, não foi exceção!

Encontrei uma crónica (http://www.nutritionandfitnesspro.com/2015/01/26/paradigm-shift-weight-regained-after-dieting-is-not-failure/) bastante interessante e na qual eu, como Dietista, me revejo. A dita crónica tem como título "Weight regained after dieting is not failure"!

E eu concordo! Claro que ganhar peso após a dieta não significa falhar e muito menos que a dieta em questão ou todas as outras não funcionam... 
O que é preciso entender é que para manter um peso estável, isto é, para manter o peso após a dieta é precisa toda uma mudança a nível cerebral. É impensável manter o peso se os hábitos pós dieta regressarem àquilo que eram antes da mesma, não acham?
E não, a CULPADA não é a dieta e muito menos a Dietista pois essa sabe e avisa-o desde o primeiro contacto que é necessária toda uma mudança a nível cerebral, é necessária toda uma reaprendizagem e, mais que isso, é necessária vontade de mudança!

Quando em consulta oiço "O casamento da minha irmã é no próximo Verão e eu quero comprar um vestido super elegante por isso preciso perder 20 Kg", a minha resposta, quase automática, é "Tem a certeza que quer iniciar esta longa caminhada por esse motivo? Será que a sua saúde, bem-estar e auto-estima não são uma razão mais forte e duradoura?". Sempre que oiço este e outros motivos acreditem ou não, um pouco de confiança é perdida, o motivo temos de ser nós, não um evento! Quando situações destas acontecem, o ganho pós dieta é praticamente certo pois o evento passa e com o passar do mesmo voltam todos os maus e velhos hábitos alimentares! E depois, é a dieta que não funciona!

Outro aspeto bastante importante é a prática de atividade física não só durante a dita dieta mas principalmente após a mesma. Com o término da dieta as quantidades (de alimento) permitidas serão diferentes pelo que, uma boa manutenção do peso só se verificará se paralelamente aos bons hábitos adquiridos se verificar uma atividade física moderada. 
Nunca o sofá ajudou ou ajudará alguém a ficar em forma ou a ter um pouco mais de saúde. 

Ainda acredita que é a Dieta que não funciona? 

Ainda acredita que o peso ganho após a Dieta pode ser considerado como uma falha?

Como conclusão a este tema quero apenas deixar-vos o conselho que dou a todos os meus clientes consulta após consulta quando oiço "Fazer dieta é um sacrifício tão grande... Estou farta/o de legumes".

Será que vale mesmo a pena por em causa a sua saúde e todos os resultados obtidos até então por 15 minutos de prazer com uma tablete de chocolate? 
Eu sei que comer legumes todos os dias pode ser um pouco aborrecido mas, se eu lhe desse chocolate como ingrediente principal para todas as suas refeições não seria chato também?

Vamos todos pensar um pouco neste assunto e assumir a culpa pelos nossos erros, afinal todos erramos e todos temos direito a começar de novo!

A Vossa Linda Dietista