De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

terça-feira, outubro 21, 2014

Aumentar o consumo de peixe gordo pode melhorar a ação dos anti-depressivos!

É esta a conclusão a que novas pesquisas (http://www.medicalnewstoday.com/articles/284102.php?tw) chegaram. Segundo indicam as mesmas, o aumento do consumo de peixes gordos pode ser uma forma de melhorar a taxa de resposta entre os pacientes deprimidos que não encontram benefícios entre a terapêutica antidepressiva. 

O líder da investigação, Roel Mocking, explica:
"Nós estávamos à procura de alterações biológicas que poderiam explicar a depressão e a não resposta à terapêutica, então combinámos duas medidas aparentemente não relacionadas: o metabolismo dos ácidos gordos e o stress da regulação hormonal. Percebemos que pacientes deprimidos tinham uma alteração ao nível do metabolismo dos ácidos gordos e que este metabolismo alterado era regulado de forma diferente pelas hormonas do stress".

Como os peixes gordos são ricos em ácidos gordos, nomeadamente ómega 3, os investigadores resolveram examinar a ingestão de peixe na alimentação dos participantes e, descobriram que os pacientes que ingerem menos peixe tendem a ter uma fraca resposta perante a terapêutica, enquanto que os pacientes com maior consumo de peixe tendem a ter uma resposta mais forte.

Roel Mocking diz que:
"A alteração no metabolismo dos ácidos gordos está associada com a futura resposta à terapêutica."
"Entender a não resposta à terapêutica permanece como um importante conhecido desconhecido. Já existe uma associação intrigante entre o consumo de peixe e a saúde em geral. Este estudo, embora preliminar, leva a história para o lado da depressão."

Com esta conclusão surge uma nova arma no combate à depressão. E nós, profissionais de nutrição, devemos ser os primeiros a intervir:

- Aumente o consumo de peixes gordos como o arenque, o atum, a cavala, o salmão e a sardinha. Tente que este consumo se verifique pelo menos 3 vezes por semana.

- Inove ao nível dos métodos de confeção de modo a evitar a saturação. Lembre-se que grelhados, empadões, estufados, assados, cozidos e até mesmo saladas frias e/ou quentes são sempre uma boa opção. Atente apenas à quantidade de sal e azeite utilizado.

Atum à minha moda

Ingredientes (1 pessoa):

- 1 bife de atum, 150g
- 1/2 cebola, 30g
- 1 dente de alho
- 1 pé de aipo
- 1 colher de salsa picada
- 1 colher de chá de azeite

Modo de preparação e confeção:

- Coza o atum em água fervente durante 30 minutos, juntamente com a cebola descascada e o pé de aipo limpo e lavado.

- Escorra o peixe, coloque-o num prato e, deite por cima, a mistura de salsa e alho picado. Regue com o azeite.

- Sirva com puré de batata - 2 a 3 colheres de sopa - ou com arroz de cenoura - 2 colheres de sopa -.

Bom apetite!

A Vossa Linda Dietista