De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, novembro 16, 2012

D de Dióspiro

Este fruto, típico do Outono apresenta-se- como o Rei da Estação, não só pelos benefícios nutricionais que aporta mas também pelo prazer proporcionado aquando da sua ingestão, principalmente se lhe adicionar canela.

Em termos nutricionais pode dizer-se que é rico em água, tal como a maioria das frutas. Apresenta elevadas quantidades de hidratos de carbono, especialmente açúcares de absorção rápida (frutose). É também rico em carotenos, acima dele só a manga e o damasco (isto ao nível dos frutos frescos). Estes pigmentos têm uma enorme capacidade de proteção contra os radicais livres. Possui também quantidades razoáveis de potássio e de fibra solúvel (pectina), que, no intestino sofre um processo de fermentação e liberta ácidos gordos de cadeia curta, importantes no controlo da glicémia e do colesterol na corrente sanguínea.

A associação destes carotenos com os compostos fenólicos presentes no mesmo fazem do dióspiro um super antioxidante superado apenas pela romã e pela anona. Pode, ainda, aumentar-lhe este poder antioxidante com a adição de canela, outro super antioxidante.

Por cada 100g temos asseguradas:

58 Kcal
0,6 g Proteína
14,8 g Hidratos de Carbono
1,5g Fibra Alimentar
0g de Gordura
0g de Colesterol
1060mg Caroteno
228mg Potássio

Apesar de calórico, não o devemos discriminar, porque se trata de um fruto sazonal e só se encontra na sua mesa por um curto período de tempo, ao contrário das bananas e das uvas que possuem maior quantidade de açúcar e encontram-se disponíveis durante todo o ano. 

Chamo a atenção para os diabéticos, não só com os dióspiros mas também com outras frutas, como é o caso da banana, das uvas e dos figos, já para não falar da fruta em calda; e também para os portadores de insuficiência renal crónica devido ao teor de potássio!

Quando comprar dióspiros opte pelos que apresentem o pedúnculo intacto. Contudo, pode também optar pelos mais verdes e proporcionar o seu amadurecimento em casa, colocando-os junto das bananas.

Aproveite-o, mas com moderação!

A sua Linda Dietista,









terça-feira, novembro 13, 2012

"Eu vivo de boa sopa e não da linguagem"

Sabe como obter uma "boa sopa"?

- Escolha sempre vegetais e legumes frescos e de preferência da época.
- Deve colocar os alimentos a cozer em  água fria, para que os nutrientes passem para a água de cozedura.
- Aplique o sal no início, pois facilita a saída dos sucos dos alimentos.
- Tape o recipiente enquanto os alimentos cozem.
- A maioria dos cremes é enriquecida  e suavizada com natas, contudo pode substituí-las por leite ou iogurte (prefira a versão magra destes alimentos).
- Colocou sal a mais? Adicione um pouco de leite magro, o problema será resolvido!

Agora que sabe alguns dos segredos para a obtenção de uma boa sopa, porque não, fazer uma? Aqui fica a receita!

Sopa de lentilhas com alecrim

- 100 g de lentilhas
- 1 cebola
- 1 raminho de alecrim
- 300 g de cenoura
- 400 g de batata
- 0,5 dl de azeite
- água, sal e pimenta q.b.

Coloque as lentilhas numa panela com água abundante temperada de sal, pimenta, metade da cebola e o alecrim. Leve ao lume e coza durante 30 minutos.
Descasque as cenouras e as batatas;corte-as em cubos e refogue-os no azeite com a restante cebola picada.
Escorra as lentilhas e junte-as ao refogado dos legumes.
Regue com o caldo* da cozedura das lentilhas, que deve perfazer 1,2 litros;deixe cozer por 10 minutos.
Retire, decore com alecrim e sirva.

Antes de julgar os métodos de confeção acima descritos, experimente!

*O caldo é o líquido resultante da cozedura de legumes, peixe ou carne. Graças à sua riqueza nutricional é utilizado na confeção de diversos pratos e como base para alguns molhos e sopas. Sempre que sobre, congele-o em doses individuais, para depois utilizar.

Bom apetite!

A sua Linda Dietista,




sábado, novembro 03, 2012

O pão engorda?

A maioria das pessoas evita comer pão, por pensar que faz engordar. Mas é um completo disparate. O que engorda (mais) são os alimentos ingeridos com o pão - as compotas, o queijo, os enchidos, a manteiga, o fiambre, entre outros.E porquê? Porque na maioria das vezes não são quantificadas tal como deviam, ou é a fatia que tem 5cm de altura, ou a colher a transbordar de compota, ou mesmo as misturas tão comuns de queijo, fiambre e manteiga!

Outro disparate completo é a substituição do pão por pão torrado ou tostas. Quando se torra o pão apenas se diminui o teor de água, tudo o resto se mantém pelo que, a ideia de que estas opções são menos calóricas não passa de um mito.

O pão fornece hidratos de carbono complexos (anteriormente denominados de absorção lenta), que são uma importante fonte de energia, e é também rico em vitaminas do complexo B, ferro e fibras.

Sendo o pão um alimento integrante do maior grupo da roda dos alimentos, é óbvio que é desse grupo que deve obter a maior parte dos nutrientes para uma dieta alimentar equilibrada. Transformar este grupo no mais pequeno é um completo disparate e uma enorme agressão para a sua saúde e bem estar. 

A celulose, um dos nutrientes presentes no pão, regula a velocidade das fezes ao longo do cólon e absorção de água e de colesterol. Contribui também para a prevenção de inúmeras doenças: obstipação, hérnia do hiato, doença de Crohn, aterosclerose, doenças cardiovasculares, cancro do cólon, cancro do reto, entre outras.

Qualquer dieta de emagrecimento deve contemplar pão (preferencialmente de mistura) bem como os restantes componentes do grupo em que o pão se insere. O segredo é a quantidade e o sucesso de qualquer dieta de emagrecimento é nada mais nada menos que "conta, peso e medida".


Posto isto, deixe-se de invenções e consulte a sua Linda Dietista!

Link