De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quarta-feira, outubro 31, 2012

Para os mais gulosos!

50% do valor energético de uma dieta deve ser proveniente dos Hidratos de Carbono, e destes, 10 a 15% devem ser provenientes da ingestão de açúcares.

Durante os períodos de guerra no século XX, a escassez do açúcar promoveu o aparecimento dos adoçantes, que rapidamente o foram substituindo!

Uma vez que não existem evidências científicas de benefícios diretos à saúde do homem, os adoçantes são considerados aditivos alimentares e não medicamentos.

O adoçante ideal deveria ser incolor, inodoro, conferir sabor doce agradável, ter baixo teor calórico, baixo custo de produção, de fácil solubilidades, ter estabilidade química e térmica, entre outros.

Tal substância ainda não foi encontrada, contudo, hoje em dia, já existe uma vasta gama de adoçantes!

Podemos dividi-los em Nutritivos e Não Nutritivos, assim sendo, os nutritivos são aqueles que contribuem com calorias para a dieta.

Assim sendo do lado dos Nutritivos temos:

- sacarose (fornece 4 Kcal/g)
- frutose (encontrado nas frutas e no mel previne a hipoglicémia durante a atividade física, fornece 4 Kcal/g)
- glicose (não deve ser utilizado no fabrico de produtos destinados a diabéticos, fornece 4 Kcal/g)
- lactose (é o açúcar predominante no leite, fornece 4 Kcal/g)
- polióis (são os chamados açúcares alcoólicos , substituem a sacarose por serem menos calóricos que esta, fornecem entre 1,6 e 2,6 Kcal/g. Quando utilizados em doses maiores que as recomendadas, podem provocar diarreia.)

Do lado dos Não Nutritivos encontramos:

- Sacarina (adoça 300 vezes mais que a sacarose, a dose diária recomendada é 5mg/kg/dia)
- Ciclamato (é apenas 30 vezes mais doce que a sacarose, é o que possui poder adoçante mais baixo quando comparado com os restantes não nutritivos. A dose recomendada é de 11mg/kg/dia)
- Aspartame (perde o seu poder adoçante quando é aquecido. Fornece 4 Kcal/g e como o seu poder é 200 vezes maior que o da sacarose, as quantidades utilizadas tornam irrelevante a sua contribuição calórica para a dieta)
- Acesulfame-K (não é metabolizado pelo organismo, pelo que, não fornece energia, a dose máxima recomendada é de 9mg/kg/dia)
- Esteviosídeo (é termolábil e não é metabolizado pelo organismo, a dose máxima recomendada é 5,5mg/kg/dia)
- Sucralose (possui poder adoçante 600 vezes maior que o da sacarose e a dose máxima recomendada é de 15mg/kg/dia)
- Alitame (uma dose de 100mg/kg/dia não causa efeitos adversos, é bem absorvido e a sua contribuição calórica é insignificante, em torno de 1,4 Kcal/g)
- Neotame (possui poder adoçante aproximadamente 7000 a 13000 vezes maior do que a sacarose, a dose máxima recomendada é de 18mg/dia e para crianças dos 2 aos 5 anos é de 0,17mg/kg/dia)

A falta de informação adequada no rótulo dos produtos dificulta a identificação da quantidade de adoçante consumida.

Dada a falta de estudos conclusivos sobre os efeitos a longo prazo, o uso de adoçantes na alimentação deve ser bem controlado.

Espero, brevemente, poder falar individualmente sobre cada um!

A vossa Linda dietista,



terça-feira, outubro 30, 2012

Quentinhas e boas!

Apesar do frio que se faz sentir nesta região (e em todas as outras) adoro esta estação, não só pela preguiça do fim de semana de descanso mas também pelas iguarias com que a época nos prenda! Quentinhas e boas - quem não gosta deste mote?

Sabia que as castanhas ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL?

Este fruto oleaginoso ajuda não só a diminuir os níveis de colesterol LDL mas também ajuda a reduzir os riscos de doença cardíaca coroniana.

Segundo 25 estudos sobre o consumo de castanhas e os níveis de colesterol em 7 países, o consumo diário de 67 gramas de castanhas revelava uma diminuição média de 5,1% no colesterol total, de 7,4% no colesterol LDL. Esta prática ainda foi associada a uma redução de 10% nos triglicerídeos de pessoas que, inicialmente, apresentavam altas taxas dessa "gordura" no sangue.

Segundo os mesmos autores, os efeitos desta ingestão seria modificada mediante os níveis de LDL, Índice de Massa Corporal (IMC) e estilos de alimentação de cada pessoa.

5 unidades por dia é o recomendado. Apesar de todos os benefícios, as castanhas são frutos (oleaginosos) altamente calóricos, pelo que é necessário moderar o seu consumo.

100g de castanhas fornecem, em média:

185 Kcal
3,1g Proteína
1,1g Gordura
6,1g de Fibra Alimentar
39,8g Hidratos de carbono

Depois desta breve crónica sobre as "quentinhas e boas" vou deixar-lhes uma pequena receita!


Carne de porco com castanhas

Ingredientes (4 pessoas):
680g de carne de porco
400g de castanhas
1080g de batatas
2dl de vinho branco
2 folhas de louro
1 colher de sopa de pimentão doce
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b

Modo de preparação:
Tempere a carne de porco depois de cortada em cubos de 4cm com sal, pimenta, pimentão, alho picado,  louro e vinho branco.
Descasque as batatas e corte-as em cubos grandes, do tamanho da carne. Frite-as num tacho.
Leve o azeite a aquecer e junte o alho. Deixe refogar um pouco e junte as castanhas sem pele. Abafe e deixe refogar um pouco.
Frite a carne em azeite e deixe alourar

Valor Nutricional (por pessoa):
693 Kcal
48g Proteína
14g Lípidos
Dos quais: 4g saturada
92g Hidratos de Carbono
99mg Colesterol

Devem estar a pensar... "Que raio de Dietista que nos fornece receitas em que a carne e as batatas são fritas!" Para quem quiser continuar com a sua dieta de redução ponderal pode grelhar a carne e cozer ou assar (sem molhos) as batatas.

No entanto, uma vez por semana é permitido um "pecado" e como não há castanhas o ano todo, porque não cometer um "pecado" esta semana!

A vossa Linda Dietista