De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

segunda-feira, maio 21, 2012

Maio, o mês da Cereja!

Para além de ser o mês de "Maria", Maio, também é o mês das cerejas, um fruto bastante apreciado de Norte a Sul do país.
Além de saborosa, a cereja fornece: hidratos de carbono, lípidos, proteínas, fibras, minerais (cálcio, fósforo, potássio e ferro), vitaminas (A, B1, B2, C e niacina) e flavonóides. Os hidratos de carbono presentes nesta fruta são complexos, ou seja, são absorvidos pelo organismo de forma lenta, o que contribui para a manutenção da glicémia e para o controlo da sensação fome.
Além das propriedades antioxidantes, conferidas pela Vitamina C e pelos flavonóides, a cereja também apresenta propriedades anticancerígenas graças à presença do ácido elágico, um inibidor das células cancerígenas.
As fibras presentes na cereja contém pectina, que:

  • apresenta efeito laxante (combatendo assim a obstipação); 
  •  neutraliza as gorduras, impedindo que passem para o sangue (ajudando a manter os níveis de colesterol dentro dos limites). 
Apresenta ainda efeito diurético, anti-inflamatório (graças à presença do ácido salicílico) e auxilia na saúde do coração (devido à presença das antocianinas).
Com tantos benefícios resta dar-lhes a conhecer a sua composição nutricional, assim sendo:
100g de Cereja contém:

  • 60 Kcal
  • 0,8g de Proteína
  • 13,3g de Hidratos de Carbono
  • 0,2g de Gordura Saturada
  • 1,6g de Fibra alimentar
  • 6 mg de Vitamina C
  • 210mg de Potássio
Apesar de pouco calóricas e de todos os benefícios acima mencionados a quantidade recomendada são 50g, o que equivale, em média, a 10 cerejas.

Como escolher as melhores?

A cereja é uma fruta que deve ser apanhada o mais madura possível, porque, se for apanhada verde não vai  amadurecer mais e consequentemente não ficará mais doce.
As mais carnudas e maiores são sempre as de melhor qualidade. Devem apresentar-se limpas, com a pele firme, brilhante, inteira, sem golpes e sem manchas.
Os talos devem apresentar-se bem verdes, frescos e bem presos ao fruto.

Como as conservar?

Deve guardá-las no frigorífico sem lavar e sem tapar, de modo a prevenir a perda de vitamina C.

Não sabe o que lanchar? Aproveite a dica e petisque umas cerejas, acompanhadas por tostas, bolachas ou pão. 

A Vossa Linda Dietista