De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

O prato favorito do Bugs Bunny!

Sabia que hoje é o dia do Bolo de Cenoura?

Eu não sabia, mas os locutores da "Rádio Comercial" informaram-me logo pela manhã, e logo pensei que era uma boa ocasião para esclarecer alguns aspectos relativamente à cenoura.

A cenoura é uma das hortaliças mais consumidas no Mundo. Será devido ao seu sabor adocicado?

Crua ou cozinhada, esta hortaliça favorece o bom funcionamento de todo o organismo. É rica em Vitamina A, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas.

Contém quantidades consideráveis de fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, sais minerais necessários ao equilíbrio do organismo.

As Vitaminas do Complexo B também estão presentes e ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

Entre cozida e crua, o melhor é comê-la crua pois ajuda a limpar os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um óptimo remédio para as doenças dos brônquios e dos pulmões.

Para além de todos estes benefícios, a cenoura ainda tem função anti-séptica, anti-microbiana, bronzeadora, cicatrizante, diurética, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, suavizadora e rejuvenescedora.

Sofre de reumatismo? Então beba um sumo de cenoura diariamente ou então coma umas rodelas de cenoura (1/2 cenoura) antes das refeições.

Crua e ralada é excelente na cura de úlceras.

O Caroteno é responsável pela coloração amarela dos vegetais, no organismo transforma-se em Vitamina A e existe em quantidades abundantes na cenoura. A Vitamina C também está presente, mas em pequenas quantidades, tal como a pectina. Fonte de Vitamina E, que tem uma importante acção antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fólico que é fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular.

A fibra presente na cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.

É uma das hortaliças com maior tempo de conservação, e o seu sabor adocicado, combina com inúmeros alimentos e pode ser preparada sob a forma de salada, sopa, doce, creme, sumo, suflê, etc.

Para além de tudo isto, a cenoura ainda é um alimento de fácil aceitação, o que exalta, ainda mais, as suas propriedades.

Depois de tudo isto, consuma, pelo menos três vezes por semana, esta hortaliça. Até porque não é tão calórica como muitos de vós pensam.

100g de cenoura crua fornecem:

- 19 Kcal
- 0,6g de Proteína
- 4,4g de Hidratos de Carbono
- 0g de Lípidos
- 2,6g de Fibra Alimentar

Enquanto que, 100g de cenoura cozida fornecem:

- 17 Kcal
- 0,7g de Proteína
- 3,6g de Hidratos de Carbono
- 0g de Lípidos
- 3g de Fibra Alimentar

Crua, cozida, ralada ou passada o importante é comê-la!

Sei que esperava, no final de tudo isto, uma receita, mas eu não tenho jeito nenhum para bolos, portanto, fico à espera de sugestões.

A vossa Linda Dietista,

Sem comentários:

Enviar um comentário