De Louco e Dietista, todos têm um pouco!

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Você sabe o que anda a comer?

Cerca de 70% das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, contudo, mais de metade não compreende correctamente o significado das informações inscritas.

O rótulo é o "cartão do cidadão" de qualquer produto, por isso, para além da função publicitária, este deve fornecer informação que o ajude a fazer uma escolha adequada e a utilizar o produto da forma mais correcta, ao nível da conservação, preparação e consumo.

Toda a informação nutricional deve ser expressa por 100gramas ou 100 ml do alimento, no entanto, cada vez mais, aliada a esta informação surgem as menções: Por dose (Percentagem de Dose Diária) que é quantificada no rótulo; Por porção (quantidade habitual de consumo) que é, na maioria dos casos, quantificada através de medidas caseiras.

Já leu atentamente algum rótulo? Se sim, certamente percebeu que:

- Os ingredientes mencionados na lista de ingredientes seguem a ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que aparece em maior quantidade.

- Deve moderar a quantidade de produtos alimentares cujos primeiros alimentos sejam gorduras, óleos, sal açúcar, mel, sacarose, melaço, ou ainda outras formas de "açúcares" (maltose, glucose, dextrose, frutose, xarope de glicose, lactose, açúcar invertido...).

- A melhor escolha incide sobre os produtos alimentares com baixo teor de lípidos (gorduras) ou outras formas de gorduras (gordura hidrogenada, gordura saturada, ácidos gordos trans e gordura insaturada) e colesterol.

Se nunca tinha percebido estes pequenos aspectos não desespere, ninguém nasce ensinado e muito menos apto para ler rótulos correctamente. Posto isto, deixarei alguns conselhos sobre os rótulos de bolachas, cereais, pão ou equivalentes, pois são os que suscitam mais dúvidas e que devido à publicidade se compram a pensar que são benéficos e no fundo não são assim tanto!

Assim sendo, deve:

- Escolher alimentos com menos de 400 Kcal/100gramas;

- Priorizar géneros alimentícios que contenham mais de 6gramas de proteína por 100gramas de produto;

- Preferir os produtos alimentares pobres em açúcar, deixando na prateleira do supermercado produtos que contenham mais de 13gramas de açúcares por 100gramas de produto;

- Dar prioridade aos alimentos que possuam valores de gordura inferiores a 10gramas por 100gramas de produto. No entanto, no que toca à gordura saturada deve escolher aqueles que possuam menos de 5gramas por 100gramas de produto;

- Evitar alimentos com mais de 1,5gramas de sal por 100gramas de alimento.

- Optar por produtos que contenham mais de 6gramas de fibra por 100gramas de produto.

Relativamente ao valor nutricional fico-me por aqui, contudo saiba que:

- Não deve adquirir embalagens com sinais de ferrugem, amolgadas ou inchadas;

- Deve verificar sempre o prazo de validade, mesmo que tenha noção que o alimento em causa é de longa duração. Verifique sempre, não custa nada!

- Produtos congelados que apresentem cristais de gelo no interior da embalagem ou humidade no seu exterior devem ser rejeitados, tal facto pode muito bem significar que a rede de frio não foi mantida constante ou que os produtos sofreram descongelação;

Para finalizar - A leitura de um rótulo permite:

- Ter uma alimentação mais saudável;

- Evitar alimentos que não deve consumir devido a alergias ou intolerâncias alimentares;

- Fazer escolhas mais conscientes e saudáveis.

Será desnecessário dizer que:

- Deve evitar produtos com corantes, pois a única função destes é tornar o produto mais atraente;

- Limitar, ao máximo, a escolha de alimentos com aditivos;

- Abolir as refeições pré-preparadas - Acredite que é mais benéfico comer um pão com queijo (mesmo que seja um queijo gordo) do que comer um terço de uma refeição pré-preparada!

Lembre-se que o rótulo é um elemento essencial de comunicação entre os géneros alimentares e os consumidores, por isso, deixe a preguiça no carro e leia atentamente todos os rótulos, até porque só precisa de o fazer uma vez, pois na próxima ida ao supermercado já saberá que produtos escolher.

A vossa Linda Dietista,





Sem comentários:

Enviar um comentário